terça-feira, 3 de dezembro de 2019

POETA AMALDIÇOADO

Faço da escrita o grito da alma! O grito escondido! O grito arrancado e dolorido. O grito da irrestrita liberdade! Letras que nunca subirão ao pódio. Enquanto na corrida sou abençoado e valorizado na escrita sou um desgraçado. Nem mesmo uma medalha recebi por um poema. Porque os meus poemas, como os poemas do poeta Frances, Baudelaire, são escritos para os amaldiçoados das malditas ruelas de uma civilização em final de carreira. Os meus poemas acalentam a paixão dos amantes que fazem do amor uma arte em ebulição, enquanto isso os hipócritas da elite são amados e valorizados pelo céu. Toda vez que escrevo penso no lodo e na flor que um dia vai morrer nos braços da noite e da sensualidade. Teve um tempo que eu me importava com o que escrevia, hoje apenas vomito as frases que campeiam o meu coração. Não me interesso mais pela escrita, mesmo sendo um escritor e um poeta com livros publicados. Baudelaire disse um dia que o poeta é o lado sensitivo do homem, mas que nunca convive com a ignorância e com a hipocrisia. Se Deus não me valoriza como poeta é por que os meus poemas falam a verdade e não esconde a podridão da alma humana. Engraçado é que as religiões na antiguidade sempre procuravam os poetas para escreverem as suas falsas ladainhas, depois colocavam os mesmos em ardentes fogueiras da inquisição acusados de feiticeiros... Outra questão, a primeira coisa que um regime ditatorial faz é mandar matar os poetas e escritores, porque talvez tenha medo das escritas dos loucos... Enquanto corro por todos os lugares do mundo como um louco, por outro lado continuo escrevendo para o vento... Escrevendo para as almas que vagueiam os mundos... Escrevendo para a inteligência e para os cientistas que questionam o conservadorismo e o fascismo. Se Willian Shakespeare era cuidador de cavalos da burguesia inglesa para ter um pedaço de pão, eu sou jardineiro dos ricos para me manter, porque o pobre não tem dinheiro nem para comer. Segundo os historiadores Shakespeare morreu pisoteado pelos animais que cuidava, eu talvez seja atropelado enquanto esteja correndo pelos cantos da Terra. Assim é a vida de um poeta amaldiçoado, mas que não tem medo de morrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO VOU ADORMECER SEM DEGUSTAR OS MEUS SONHOS

Ninguém prende um pensamento. Ninguém aprisiona uma alma ou um coração. O amor é livre e o gostar caminha junto com a liberdade. O desejo ...