segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ECOS DA INFÂNCIA

O perfume da estrada de chão.../ Terra vermelha.../ Poeira da mesma cor.../ Porteira do sítio.../ Incrustado no Rio Uruguai.../ Coisas da terra.../ Terra da minha infância.../ Hoje não existe mais.../ Tudo foi exterminado.../ Pelas naturais mudanças do tempo.../ O primeiro caderno/ De uma escola/ Que ainda teima em permanecer.../ A primeira história/ Que a professora contou.../ Guardada na memória.../ De um menino ansioso pelo saber.../ Ainda lembro do/ Primeiro boletim escolar.../ As notas eram boas.../ Sempre passando.../ Sem fazer exame.../ Não dá para esquecer.../ Do trajeto da minha casa/ Até a escolinha.../ Nas contas de hoje.../ Eram dez quilômetros.../ Cansei de caminhar.../ De pé no chão.../ Fazendo sol.../ Ou chuva.../ Lá ia eu.../ Feliz da vida.../ Mesmo molhado pela chuva.../ Tinha uma certeza.../ Precisava estudar.../ Foi naquela época/ Que aprendi as primeiras lições.../ Tempo mágico.../ Embriagava a minha alma.../ Não tinha ideia/ Da trajetória que enfrentaria.../ Nos tortuosos caminhos da vida.../ Quando viajo pelo interior.../ O meu coração chora.../ Lembranças de um menino pobre.../ Rico em esperanças.../ Que morava numa casinha singela.../ Chão de terra batida.../ Pequeno fogão a lenha.../ Que esquentava nos dias de frio intenso.../ A mesa da cozinha/ Era de madeira de cedro.../ Repleta de verdura/ Colhida na horta.../ No canto da cozinha.../ Uma cesta de ovos.../ Das poucas galinhas/ Que tinha.../ Saudade do galo garnisé.../ Que todos os dias.../ Anunciava a chegada do dia.../ Mundo pequeno.../ Alma grande.../ Coração valente.../ Filho de família errante.../ Têm dias.../ Que é difícil esquecer.../ Daquele tempo.../ O rancho onde morava.../ Era uma casa de caboclo.../ Não era bonita.../ Engraçado.../ Nunca invejei as casas bonitas/ Que ficavam na cidade.../ Íamos dormir cedo.../ Para acordar nos primeiros/ Raios do sol.../ O meu amor pela lua/ Vem da infância.../ Através das frestas da parede.../ Que ficava encantado/ Com a beleza da lua.../ Naquele momento a/ Imaginação viajava distante.../ Com muito cuidado.../ Tomava banho nas águas do/ Grande rio Uruguai.../ Não sai da memória.../ Certa comemoração do ano novo.../ Quando um violeiro tocou a noite inteira.../ No céu.../ A lua bailava junto.../ Foi nesse dia.../ Que fiquei sabendo que/ Um dia seria um poeta.../ Nas previsões do violeiro.../

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO VOU ADORMECER SEM DEGUSTAR OS MEUS SONHOS

Ninguém prende um pensamento. Ninguém aprisiona uma alma ou um coração. O amor é livre e o gostar caminha junto com a liberdade. O desejo ...