quarta-feira, 14 de setembro de 2016

TOCADOR DE GAITA DE BOCA

Sento embaixo de uma árvore/ Para tocar a minha gaita de boca/ Que acalenta o coração.../ Cada lembrança.../ Uma música.../ Que ecoa.../ Na imensidão da costa/ Do Rio Uruguai.../ Na época da escola/ Vinha brincar na sombra/ Da grande árvore/ Para me proteger do sol.../ Naquela época/ Não sabia/ Tocar gaita.../ Foi no colégio dos/ Irmãos Maristas/ Que tive a alegria/ De aprender a usar/ Esse instrumento/ Um dos mais antigos do mundo.../ Como bom aluno/ Estudei a arte da música/ Os clássicos musicais/ E a vida dos artistas.../ A árvore ainda existe.../ Até mesmo os/ Velhos trilhos do trem/ Que lutam para sobreviver/ Ao ataque do preto asfalto.../ Uma vez por mês/ A Maria Fumaça fazia/ Percurso de uma cidade/ À outra.../ Para matar a saudade dos/ Idosos/ E a curiosidade dos moços.../ E nesse dia/ Profundamente mágico/ É que eu ia até a árvore.../ Sentava sobre uma pedra/ E lá ficava.../ Tocando a velha gaita de boca/ As músicas mais lindas/ Eram tocadas.../ Tendo como pano de fundo/ O apito da Maria Fumaça.../ Em datas especiais/ Vestia o uniforme de trabalhador do trem/ Aquele que recepcionava os viajantes.../ Com imensa alegria/ Ia dizendo.../ Sejam bem-vindos! Boa Viagem!/ Depois.../ Quando o trem partia/ Para mais uma viagem/ Circundando o caudaloso Rio Uruguai/ Ficava no fim de um vagão.../ De pé.../ Pegava a gaita de boca.../ Ia tocando as belas músicas/ Desde os clássicos sertanejos da época/ Aos remotos clássicos de nossos avós.../ Para os passageiros/ Felizes com o saudoso passeio/ Enquanto isso.../ A Maria Fumaça/ Deslizava suavemente/ Nos trilhos da Ferrovia São Paulo Rio Grande.../ Vivi muitos anos da minha vida/ Trabalhando nesse trajeto.../ Na ocasião.../ A ferrovia ligava/ São Paulo a Buenos Aires.../ Período em que muitos presidentes/ Dos países do sul do continente/ Viajavam com suas comitivas/ Em viagens de negócios.../ O tempo passou.../ Lentamente.../ Tudo mudou.../ Marcou a minha alma.../ Até mesmo o meu endereço mudou.../ Hoje vivo no reino das almas.../ Agora toco gaita de boca/ Para as almas/ Que voltam para a Terra/ Numa nova viagem.../ Tenho certeza/ Que quando elas/ Estiverem viajando/ E virem uma Maria fumaça/ Certamente vão lembrar de mim.../ O tocador de gaita de boca/ Da Ferrovia São Paulo-Rio Grande.../ E a você.../ Poeta das almas.../ Quando voltares para cá/ Vou te recepcionar/ Tocando a minha/ Gaita de boca.../

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO VOU ADORMECER SEM DEGUSTAR OS MEUS SONHOS

Ninguém prende um pensamento. Ninguém aprisiona uma alma ou um coração. O amor é livre e o gostar caminha junto com a liberdade. O desejo ...